quarta-feira, 19 de março de 2014

Comfort Food

Como o próprio nome já diz, comfort significa conforto. Sendo assim, comfort food é uma comida preparada com simplicidade, isto é, sem grandes elaborações. Dessa forma, passa a sensação de aconchego e de bem-estar!!! Sabe aquela comidinha com gosto de comida de mãe???!!! Pois então: é a comford food. Comida que traz um conforto afetivo!!!

Foi com essa ideia ( de simplicidade com aconchego) que preparei um jantarzinho para um pequeno número de convidados (6 pessoas contando comigo e o marido)!!! Escolhi um prato único, fácil e especial que dava para ser servido ainda fumegante!!! E o melhor: que não precisasse de nenhum tipo de acompanhamento... ao não ser de um bom vinho!!!

Como fiz essa recepção durante o inverno, a calor da comida caiu muito bem!!! Os outros pratos serviram apenas como entradinhas enquanto eu finalizava o nosso arroz com mexilhões na cozinha!!! 

Como ninguém se sentou à mesa, utilizamos guardanapos grandes de linho para proteger as mãos e o colo do bowl com o arroz quentinho!!!

Meu cardápio:

Prato Quente
Arroz com mexilhões e tomates sweet grape - ver receita

Entradas
Azeitonas ao mediterrâneo
Bruschetas de gorgonzola com geleia de amora
Batata assada ao forno com alecrim

Sobremesa
Pudim-sorvete - ver receita

Bebidas
Vinho
Suco de tangerina
Jelly shot de cereja - ver receita





A jelly shot!!! Deliciosa mas é realmente um tiro: forte!!!

Detalhe das bruschettas. Quando tiramos a foto da mesa montada, ainda não havia retirado as nossas bruschettas do forno... Por isso não tenho foto das minhas. Foto do próprio site de onde peguei a receita!!!

A mesa quase toda pronta: faltam as brusquettas no prato abaixo das jelly shots e o arroz que foi servido na panela de louça branca. 




Festa Boteco

Uma festa com a  temática de Boteco foi uma das mais curtidas que fiz!!! Todos os amigos adoraram!!! Me pediram até para que fizesse uma versão do Boteco da Luciana todos os anos!!! É um jeito bem  legal, descontraído e informal para receber os amigos mais íntimos!!!

Ainda não fiz o Boteco Ano II, mas essa festa até o marido tem falado que precisamos repetir!!! Eu sei que é um tema bem batido, todo mundo já foi a uma ou criou a sua versão... Mas vale muito a pena investir nesse tipo de festa e nos deliciosos cardápios de nossos botecos brasileiros!!!

Foi muito prazeroso receber meus amigos num fim de tarde para apreciar comidinhas gostosas e fáceis de preparar, bebidas geladas e boas músicas de boteco (só os grandes clássicos de samba e pagode)!!!

Toda a decoração com arranjos de flores utilizaram garrafas vazias de vinho, cerveja e suco que eu já vinha reservando com certa antecedência para esse evento! Como o encontro entrou pela noite, coloquei velas nas mesas dentro de vidros de geleia  para criar um clima mais aconchegante.

Não sei se a caracterização de minha festa ficou realmente um boteco... Minha ideia, na verdade, era recriar uma vendinha ou algo que ficasse parecendo um típico "Pega Bêbado" (como diz a minha mãe  só que usando a pronúncia popular de "Pega Bêbo" mesmo)!!!

Para que tudo ficasse mais bem realista, criei uma logo para o meu boteco, mandei fazer uns cartazes e também cardápios impressos e plastificados para deixar sobre a mesa para que todos pudessem escolher o que iria comer ou beber ainda sentados!!!

Vai aí o cardápio que eu servi na minha versão:

Comidas
Carne Fria (também chamada de carne maluca) - ver receita
Pãezinhos franceses para acompanhar a carne
Sushi de mortadela defumada  - ver receita
Cone de salame - ver receita
Batatinhas com Vinagrete e Ervas  
Bolinho de Bacalhau 
Caldinho de Feijão Preto 
Doces sobre o balcão
Paçoquinha 
Pé de moleque 
Doce de leite 
Bebidas
Suco de uva
Vinho 
Água mineral 
Refrigerantes 
Cerveja 
Licor caseiro de Doce de Leite - ver receita
Diversos
Cones de castanhas com amendoim 
Sacolé de Coco