quarta-feira, 26 de março de 2014

Festa Retrô

No meu aniversário deste ano resolvi fazer uma festa retrô!!! A viagem no tempo passeou pelas décadas de 30 a 60!!!

As músicas, é claro, foram uma preparação toda especial à parte!!! A trilha sonora da noite incluía os grandes sucessos desses períodos!!!

O cardápio também mereceu toda uma pesquisa prévia!!! Só quis servir o que de fato era encontrado nas festinhas de antigamente...

A pesquisa me levou basicamente aos anos 50 e 60!!! O que pude descobrir era que naquele tempo, por aqui no Brasil, tudo era muito "americanizado"... Tentávamos copiar tudo que os americanos ouviam, dançavam...e até comiam!!! Como por exemplo, foi em 1952 que chegou no Rio do Janeiro a primeira loja da Bob´s no Brasil. O hambúrguer começou a partir daí a ser introduzido e difundido entre os jovens brasileiros!!!

Assim seguiu o meu cardápio: bem americanizado e tentando recriar uma junção das décadas citadas!!!

Para cobrir as mesas dos convidados e a do bolo foram usadas toalhas de cetim brancas com bolinhas (poás) pretas. Também coloquei um disco de vinil com a logo escolhida para a festa (logo antiga da Coca-Cola) e sobre cada disco um bowl de acrílico em cores fluorescentes com balas e marsmallow!!!

Pena que foram tiradas poucas (quase nenhuma) fotos da mesa... Meu fotógrafo particular (o marido) não estava de bem com a câmera!!! Que puxa!!!


Cardápio:
Comidas
Waffles + mel
Chips
Canudinho de frango
Canudinhos de doce de leite
Hambúrguer de frango (pois não comemos carne vermelha)
Cookies
Camarões empanados
Mosaico de gelatina
Muffin de Banana com goiabada
Torta Tentação de Morango
Marshmallow
Goma de mascar
Balas soft
Bebidas
Vaca-preta
Fanta
Coca-Cola
Ponche - ver receita

Os muffins!!! Tirei daqui a ideia do prato de andares usando discos de vinil.

Cada prato tinha uma plaquinha indicando a década em que foram criados ou então a época em que ganharam destaque especial nas festinhas!!!


Waffles

Uma verdadeira tentação: canudinhos com doce de leite (lata de leite condensado cozida na panela de pressão).






segunda-feira, 24 de março de 2014

Noite de Natal

Começo explicando que eu sei que esse post está totalmente fora de época, mas é que no Natal eu ainda não tinha me decidido a começar esse blog... Então me desculpem mas vou encaixá-lo, de pura teimosia, ele por aqui mesmo assim... Vamos fingir que tem tudo a ver, ok???

Recomeçando... Quem é que não gosta de vestir a sua casa para receber o Natal???!!! É uma festa de fato deliciosa, seja pelo clima, pela presença da família e pelo cheirinho de coisas boas no ar: paz, esperança, caridade, desejos de realizações para os outros e nós mesmos... e porque não dizer também, de comidinhas especiais!!!

O Natal é realmente uma data que merece ser comemorada e compartilhada de uma forma toda especial!!!

Como aqui em casa eu faço questão de só servir a ceia à meia-noite (mesmo sob os protestos do meu marido e de minha irmã), não há motivo para que ninguém passe fome enquanto esperamos o grande momento de atacar o chester!!!

Mais uma vez o nosso queijo provolone com cereja ao marrasquino, queijo gorgonzola, queijo do reino e gouda. Geleia de pimenta, blueberry (mirtilo) , cerejas in natura e uvas verdes.

Aqui abaixo e no cantinho esquerdo, nós-pecã caramelizada e apimentada. Muito bom!!!


Pratos embrulhados para presente!!!


sexta-feira, 21 de março de 2014

Lanche da Tarde

Às vezes não dá uma vontade de um lanchinho com gosto de nossa infância ou de festa infantil??? Com cachorro-quente, bolinho de chuva, pão de queijo...

Pois então, foi pensando nisso que convidei uns amigos para curtirem um lanche assim!!! 

Na seleção musical, só músicas da nossa infância e adolescência (anos 80)!!!

Vamos ao cardápio e as fotos da tarde:

Comidas
Self- service de cachorro-quente 
Lasanha de pão de forma - ver receita
Pão de queijo  
Pasta de gorgonzola (para o pão de queijo)
Wraps - receita no post sobre o Brunch
Bolinho de Chuva 
Calda de Chocolate (para o bolinho de chuva)
Coockies com Nutella  
Bebidas
Leite maltado  
Suco de tangerina
Garrafinhas caçulinhas de Coca-cola





A maça serviu como base para as plaquinhas que indicavam as bebeidas!!!

Coringa em qualquer ocasião: gostoso, encorpado e delicioso!!! Figurinha quase sempre presente aqui em casa!!!


Saquinhos de pipoca salgada!!!


quarta-feira, 19 de março de 2014

Comfort Food

Como o próprio nome já diz, comfort significa conforto. Sendo assim, comfort food é uma comida preparada com simplicidade, isto é, sem grandes elaborações. Dessa forma, passa a sensação de aconchego e de bem-estar!!! Sabe aquela comidinha com gosto de comida de mãe???!!! Pois então: é a comford food. Comida que traz um conforto afetivo!!!

Foi com essa ideia ( de simplicidade com aconchego) que preparei um jantarzinho para um pequeno número de convidados (6 pessoas contando comigo e o marido)!!! Escolhi um prato único, fácil e especial que dava para ser servido ainda fumegante!!! E o melhor: que não precisasse de nenhum tipo de acompanhamento... ao não ser de um bom vinho!!!

Como fiz essa recepção durante o inverno, a calor da comida caiu muito bem!!! Os outros pratos serviram apenas como entradinhas enquanto eu finalizava o nosso arroz com mexilhões na cozinha!!! 

Como ninguém se sentou à mesa, utilizamos guardanapos grandes de linho para proteger as mãos e o colo do bowl com o arroz quentinho!!!

Meu cardápio:

Prato Quente
Arroz com mexilhões e tomates sweet grape - ver receita

Entradas
Azeitonas ao mediterrâneo
Bruschetas de gorgonzola com geleia de amora
Batata assada ao forno com alecrim

Sobremesa
Pudim-sorvete - ver receita

Bebidas
Vinho
Suco de tangerina
Jelly shot de cereja - ver receita





A jelly shot!!! Deliciosa mas é realmente um tiro: forte!!!

Detalhe das bruschettas. Quando tiramos a foto da mesa montada, ainda não havia retirado as nossas bruschettas do forno... Por isso não tenho foto das minhas. Foto do próprio site de onde peguei a receita!!!

A mesa quase toda pronta: faltam as brusquettas no prato abaixo das jelly shots e o arroz que foi servido na panela de louça branca. 




Festa Boteco

Uma festa com a  temática de Boteco foi uma das mais curtidas que fiz!!! Todos os amigos adoraram!!! Me pediram até para que fizesse uma versão do Boteco da Luciana todos os anos!!! É um jeito bem  legal, descontraído e informal para receber os amigos mais íntimos!!!

Ainda não fiz o Boteco Ano II, mas essa festa até o marido tem falado que precisamos repetir!!! Eu sei que é um tema bem batido, todo mundo já foi a uma ou criou a sua versão... Mas vale muito a pena investir nesse tipo de festa e nos deliciosos cardápios de nossos botecos brasileiros!!!

Foi muito prazeroso receber meus amigos num fim de tarde para apreciar comidinhas gostosas e fáceis de preparar, bebidas geladas e boas músicas de boteco (só os grandes clássicos de samba e pagode)!!!

Toda a decoração com arranjos de flores utilizaram garrafas vazias de vinho, cerveja e suco que eu já vinha reservando com certa antecedência para esse evento! Como o encontro entrou pela noite, coloquei velas nas mesas dentro de vidros de geleia  para criar um clima mais aconchegante.

Não sei se a caracterização de minha festa ficou realmente um boteco... Minha ideia, na verdade, era recriar uma vendinha ou algo que ficasse parecendo um típico "Pega Bêbado" (como diz a minha mãe  só que usando a pronúncia popular de "Pega Bêbo" mesmo)!!!

Para que tudo ficasse mais bem realista, criei uma logo para o meu boteco, mandei fazer uns cartazes e também cardápios impressos e plastificados para deixar sobre a mesa para que todos pudessem escolher o que iria comer ou beber ainda sentados!!!

Vai aí o cardápio que eu servi na minha versão:

Comidas
Carne Fria (também chamada de carne maluca) - ver receita
Pãezinhos franceses para acompanhar a carne
Sushi de mortadela defumada  - ver receita
Cone de salame - ver receita
Batatinhas com Vinagrete e Ervas  
Bolinho de Bacalhau 
Caldinho de Feijão Preto 
Doces sobre o balcão
Paçoquinha 
Pé de moleque 
Doce de leite 
Bebidas
Suco de uva
Vinho 
Água mineral 
Refrigerantes 
Cerveja 
Licor caseiro de Doce de Leite - ver receita
Diversos
Cones de castanhas com amendoim 
Sacolé de Coco 














terça-feira, 18 de março de 2014

Jantar para Amigos

Em uma outra ocasião recebendo casais amigos para jantar conosco aqui em casa, tive a ideia de fazer uma comidinha simples que agradasse a todos. Mas quem disse que simples precisa ser algo sem graça e sem charme???!!!
Nada disso!!! Até uma sopinha, um escondidinho de charque (nordestinamente falando) e uma saladinha podem vir sim acompanhados de cuidados especiais e carinhosos!!!

Cardápio da noite: 
Petiscos
Coxinhas de galinha
Biscoitinhos casadinhos
Cerejas com queijo provolone 
Jantar 
Sopa creme de abóbora
Escondidinho de charque 
Arroz branco 
Salada caprese 
Sobremesas
Sorvete de creme com calda quente de morango 
Bolo de vinho tinto com chocolate - ver receita
Bebidas 
Suco de laranja 
Refrigerantes 
Vinho 
Licor Amarula Caseiro - ver receita


Visão geral da mesa

Detalhe do bowl de sopa


Pãozinho de acompanhamento

Açúcar em cubos e refinado com corante azul

Antes de colocar os petiscos...
Ficou assim!!!



Quando ainda estava sendo arrumado...

Agora com as coxinhas de frango e o molho de acompanhamento!!!
O vinho e o licor caseiro em uma mesa da varanda.


Brunch

Um brunch é um tipo de evento que combina tanto os pratos servidos no café da manhã  (pães, geleias, achocolatado, ovos...), como opções também de pratos quentes ou mais encorpados (fondue, quiches, tortas salgadas, carne fria e frios diversos).

O nome Brunch vem justamente da junção das palavras breakfast (café da manhã)  com lunch (almoço). 

O horário ideal para oferecer esse tipo de refeição fica entre às 10h da manhã até às 17h. Mas é claro que isso varia de acordo com o nível de descontração da festa!!!O meu que fiz aqui em casa, por exemplo, começou às 11h e se estendeu até às 21h.

O brunch apesar de ser servido ainda cedo, pode também incluir bebidas alcoólicas mais suaves como um vinho branco ou espumante. 

Vale ressaltar que apesar de ser muito agradável e gostoso, também é apontado como um dos tipos de evento com o custo dos mais elevados. Perde, é claro, para uma noite de Queijos e Vinhos.

Como todos chegam sem hora para ir embora, é necessário uma boa variedade e quantidade de pratos oferecidos. É importante atentar para servir comidas que suportem tantas horas de exposição sem perder suas boa aparência e sabor.

Vamos lá ao cardápio e fotos do meu Brunch realizado num sábado de primavera;

Cardápio Brunch
   Pratos
           Torta de frango com catupiry
      Caponata siciliana - ver receita
      Pão caseiro de alecrim
      Fondue de queijo - ver receita
      Pães variados  (de batata, com recheio de salpicão, recheio presunto, enroladinho de salsicha, pão de queijo e pão doce)
      Pão ciabatta em pedaços para o fondue 
      Bolo de limão
        02 queijos para corte – provolone e mussarela
         Pasta de tomate seco
      Wraps (queijo  mussarela/presunto de peru/salame/rúcula)  - ver receita
      Mix de doces
         Salame
      Patê / manteiga / Cream Cheese
      Grissinis
      Torradas
      Mini Salsichas em conserva    
       Bebidas
     Mimosa (drink feito com espumante e suco de laranja) - ver receita
       Suco de maracujá 
     Refrigerantes
     Vinhos branco




Apesar de ter deixado o rechaud de fondue na mesa desde o início do brunch, só o servi no final da tarde!!! Assim ele acabou ganhando um destaque todo especial!!!